Memórias do Tchivinguiro
Esta secção pretende apenas prestar uma singela homenagem a todos quantos viveram o Tchivinguiro e naturalmente ainda têm o seu coração na Escola e qualquer dia estas imagens      serão tão lendárias como o tesouro do António do Tchivinguiro.
Neste sentido solicitamos a todos os colegas que possuam material referente a relação e história dos Directores, relação de alunos por turmas e ano, assim como comissões de festas e finalistas nos enviem para inserção neste espaço de maneira a perpectuar a história do nosso Tchivinguiro.
Homenagem ao Engº Agrónomo Alberto Ferreira da Silva, primeiro director e professor do Tchivinguiro de 1942 a 1952.

Nascido na cidade do Porto, no último dia de 1898, na freguesia do Bonfim, que lhe marcou o destino, profetisando-lhe um Bom Fim , epílogo duma vida exemplar, que teve início nesse dia. Filho de um grande mestre de Química que deixou um exemplo a seguir muitas publicaçôes da sua especialidade. O Engº Alberto Ferreira da Silva, concluiu o curso de engenheiro agrónomo tendo, apenas 21 anos.

Em 1921 foi nomeado Professor Técnico da Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, então Escola Nacional de Agricultura, tendo apenas 21 anos de idade, onde teve alunos mais velhos que o professor , o que não seria causa para eventuais problemas disciplinares.Conhecidas as suas altas qualidades como Técnico, planeador e organizador, foi encarregado de instalar e pôr em marcha a Escola Agro-Pecuária Dr, Francisco Vieira Machado, no Tchivinguiro em 1942, onde foi, também professor e director, até 1952.Em 1936 foi agraciado com a comenda de " Grande Oficial da Ordem de Cristo".Faleceu na sua terra natal, na cidade do Porto, em 20 de Maio de 1978. Tranquilamente, morreu um Homem bom que deixa muita saudade.
Como curiosidade, não deixaremos de referir que, poucos dias antes, em 16 de Junho, foi delegado no governador da província da Huíla, capitão Eurico Rodrigues Nogueira, a faculdade de empossar nas funções de "encarregado do governo da província da Huíla" o engenheiro-agrónomo Alberto Ferreira da Silva, director da Escola Agro-Pecuária do Tchivinguiro, que deveria entrar em exercício logo que o governador se ausentasse, o que parece ter acontecido em breve. Este pormenor prova, pelo menos, que o estabelecimento era dirigido por pessoa de muito destaque, merecedora de alta consideração, a que poderemos acrescentar que deveria reunir destacados méritos!

Em 28 de Março de 1945, foi aprovado e posto em execução o orçamento da Escola de Regentes Agrícolas de Tchivinguiro, oficialmente designada por Escola Agro-Pecuária Dr. Francisco Machado, que atingia a importância de trezentos e sessenta e dois contos; era director deste estabelecimento de ensino Alberto Ferreira da Silva, que subscrevia aquele orçamento. Poderíamos fazer repetidas referências deste tipo, mas entendemos que isso não oferece qualquer interesse; limitamo-nos a esta, a título de exemplo.
  Pedimos a colaboração de todos quantos
  passaram pelo o Tchivinguiro, para que nos
  enviem material que eventualmente possuam
  relativo a Directores, Professores, 
  Funcionários, e outros de interesse relevante 
  para esta secção, de modo a podermos 
  perpectuar a nossa história.Poderão e deverão
  enviar todo o material de interesse para esta
  ou  outras secções para:
  tchivinguiro@sapo.pt
Charrua  Associação dos Amigos do Tchivinguiro    Rua do Mercado, 28  3050-445  Pampilhosa    Contactos  231 949 557  Telem. 913 581 619  
Powered by Tchivinguiro WebServices 2017