Pesquisador do Incaper é o melhor do Brasil em ciência agropecuária


O pesquisador do Instituto Capibaixa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), José Aires Ventura, foi eleito o melhor profissional de pesquisa cientifica do Brasil. A eleição é de autoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e premeia os melhores profissionais com trabalhos relacionados à Inovação.

Aires foi agraciado com o prêmio "Frederico de Menezes Veiga" devido às pesquisas que resultaram no lançamento das duas variedades de banana do tipo prata, Japira e Vitória, resistentes à doença sigatoka-negra, principal ameaça às plantações de banana no mundo.

No Brasil, há cerca de 7 mil pesquisadores com atuação em trabalhos de inovação tecnológica no setor agropecuário.

Ao todo, foram pré-selecionados 100 para concorrer ao prêmio. Além da Embrapa, outras 51 instituições que desenvolvem pesquisas em agropecuária inscreveram participantes, e o Incaper foi uma delas.Segundo o presidente do Incaper, Enio Bergoli, a conquista de Aires é ímpar e vai projetar para o mundo ainda mais a pesquisa agrícola desenvolvida no Espírito Santo. "Em 2006, o Incaper completa 50 anos de existência. José Aires faz parte do Instituto há 30 anos. Conquistar um prêmio desse porte é um presente imensurável. A Embrapa é uma referência mundial em pesquisa e, com certeza, a partir dessa premiação, o Incaper passa a fazer parte de um grupo seleto de instituições de destaque no âmbito da ciência e tecnologia para o agronegócio", completa Bergoli.Além de referência na pesquisa com frutas, o Incaper é fonte de inovação tecnológica na cafeicultura. As novidades mais recentes foram os lançamentos das variedades de banana, Japira e Vitória, e de café conilon, Conilon Vitória. Ainda para este ano é previsto o lançamento de uma variedade de abacaxi resistente à doença fusariose.Outro trabalho de pesquisa com destaque do Incaper é o cultivo de mamão formosa. A partir das técnicas desenvolvidas por profissionais do Instituto, o Espírito Santo foi o Estado pioneiro autorizado a exportar a fruta para os Estados Unidos.

História

José Aires Ventura é natural de Angola e está radicado no Espírito Santo desde 1975. Em 76, ingressou no sistema público agrícola, na extinta Emcapa. Formado em Agronomia, mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, o pesquisador do Incaper participou ativamente como coordenador de projetos junto à Embrapa, relacionados ao abacaxi, banana e mamão.Das pesquisas com banana, destaca-se a avaliação de dezenas de híbridos, dentre eles, as cultivares Vitória e Japira, desenvolvidas em conjunto com a Embrapa e lançadas em setembro do ano passado.Com abacaxi, merecem destaque os resultados de estudos do pesquisador no manejo da fusariose, doença que chega a causar perdas superiores a 40% na produção do Brasil. Outro destaque são os trabalhos pioneiros com a meleira do mamoeiro, que permitiram a criação de medidas de controle da doença, a continuidade da exportação do fruto e a ampliação do mercado.A entrega será feita no dia 26 de abril, na sede da Embrapa em Brasília, durante a V Exposição Ciência para a Vida, que faz parte das comemorações de aniversário da instituição.
Tchivinguiro News
Charrua  Associação dos Amigos do Tchivinguiro    Rua do Mercado, 28  3050-445  Pampilhosa    Contactos  231 949 557  Telem. 913 581 619  

Powered by Tchivinguiro WebServices 2017